Grupos Londrinenses no FILO.

[postlink]http://fragmentosdogil.blogspot.com/2009/06/grupos-londrinenses-no-filo.html[/postlink]
"Café quente em Noite Fria". Grupo Caos e Acaso. Foto Mariana Matias

Vários Grupos Teatrais de Londrina participaram da edição 2009 do FILO(Festival Internacional de Teatro de Londrina. Em tempos de crise, o negócio mesmo é investir em "Santo de Casa". Melhor para FILO.


Circo Rural. Centro LOndrinense de Arte Circense (CLAC). Foto Bruno Ferraro


Os grupos Londrinenses (e não é de hoje) tem apresentados boas produções, com excelente qualidade cênica e conceitual. Uma pena mesmo é o proprio público da cidade não dar a mínima atenção às produções locais. A maioria dos grupos "pé-vermelho", lutam para fazer temporadas curtíssimas (no máximo 2 finais de semana) com - 50 pessoas, (sendo otimista), por sessão. Tá dificil.

"Movimento Impetuoso da Alma" Teatro de Garagem. foto de Bruno Ferraro

Só nesta edição, foram cerca de 15 grupos da cidade. Todos os espetáculos com ingeressos esgotados. Uma contradição. No restante é comum ouvir (ou ler nas cartas dos Jornais) "Londrina só tem teatro no FILO". Com certeza não. A verdade seria: "os espectadores só vão ao teatro no FILO".

"Cortejo Báquico". Indistinta Cia de Teatro. Foto Bruno Ferraro


Acreditamos, que este problema só poderá ser resolvido - a longo prazo - com ações concretas de formação público. O que não significa barateamento de Ingresso (que traz ás salas de teatro somente aqueles espectadores que já são "consumidores" de teatro), e nem apresentações gratuítas feitas na periferia de forma isolada. É preciso um programa consistente de democratização tanto do acesso como dos próprios modos de produção teatral. O que não é rápido..e nem barato....

0 comentários:

Postar um comentário

Expressa aí...