É Preciso Refletir: Técnico eletricista morreu em Porto Alegre,durante preparação de um evento, em 20 de março

[postlink]http://fragmentosdogil.blogspot.com/2009/06/e-preciso-refletir-tecnico-eletricista.html[/postlink]
Nem só de alegria e glamour vive a área cultural. Na tarde de 20 de março, o novo presidente do Sated-RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul), Vinícius Cáurio, recebeu a notícia do falecimento de um técnico eletricista que trabalhava na montagem do palco de um evento marcado para a noite daquela sexta-feira. Os organizadores não cogitaram da suspensão do evento e o realizaram normalmente. O sindicato prontamente atuou para realizar o funeral do técnico e prestar assistência a sua família.

De acordo com Cáurio, o fato, embora triste, pode servir de alerta para toda a categoria, conforme ele nos declarou em entrevista exclusiva concedida na sede do Sated-RS (Porto Alegre), no dia 8 de abril.
Não por coincidência, o tema de conscientização na relação empregador-empregado, por mais segurança no ambiente de trabalho, é uma das prioridades do mandato de 3 anos de Cáurio, que havia tomado posse na segunda-feira anterior, 16 de março. Depois de um período de 11 anos em que o Sated-RS esteve sub judice e foi comandado por juntas governativas, Cáurio é o primeiro presidente do sindicato eleito pela categoria. Isto o legitima para conduzir as negociações que visam a efetiva adesão da categoria ao CulturaPREV, plano de previdência complementar exclusivo para os profissionais da cultura e administrado pela Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social). Além das coberturas comuns a planos de previdência em geral, o CulturaPREV prevê pagamentos ao profissional que não possa atuar por ter quebrado um braço, por exemplo.

Como ação imediata, o sindicato já convocou a categoria para um seminário sobre o CulturaPREV a ser realizado no dia 27 de abril, em local e horário a serem divulgados através do site http://www.satedrs.org.br/ Este é um dos passos para que, a partir de junho, os artistas e técnicos gaúchos possam aderir ao CulturaPREV. Até lá, já é possível fazer uma simulação a partir de seu tempo de contribuição na área do CulturaPREV no site da Petros.

Com a regularização da situação jurídica da entidade, Cáurio pretende reforçar a atuação do sindicato como órgão fiscalizador das relações empregador-empregado e da segurança no ambiente de trabalho, para evitar a repetição de episódios como o ocorrido em 20 de março. Os artistas e técnicos têm à sua disposição dois canais de denúncia, o telefone 51-3226-1921 e o e-mail satedrs@satedrs.org.br (é possível anexar imagens e documentos para complementar a denúncia).
O processo relativo ao óbito do técnico eletricista está tramitando na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região.

(Fabio Gomes - 21.04.09)

0 comentários:

Postar um comentário

Expressa aí...